Energybrazil agora volta a ser um site, assim como quando iniciei a publicar páginas na web, por volta de 2001. Desde aquela época, todos os sites que fiz sempre foram em inglês. Um inglês meio bizarro, devo confessar, mas eram em inglês. A principal motivação era manter contato com os gringos, pois então eu poderia trocar informações sobre meus artistas prediletos e principalmente comprar os seus discos. No começo, adotei o título de Euro Hi-Energy Brazil, pois assim estaria abrangendo a maioria dos estilos de música que gosto, mas com o passar do tempo vi que a abreviação sintetizava bem – ou até melhor – o que eu queria passar, funcionando às vezes como uma alcunha, às vezes como uma marca.

A última versão Energybrazil foi na forma de um blog e devo confessar que estava satisfeito com o resultado. Muitos dirão que moderno mesmo é ter só um microblogging no Twitter, mas acredito que os blogues no formato que estão hoje, continuarão sendo populares por muito tempo ainda. Ajudam quem não tem a mínima idéia sobre programação a organizarem suas postagens e imagens, e incentivam quem nunca tenha escrito nada, a publicarem facilmente suas idéias. É claro que essa facilidade toda fez com que surgissem conteúdos sofríveis, que vão desde erros grosseiros de escrita e concordância até a apropriação sem autorização de links, imagens e até de idéias.

Um dos maiores exemplos disso é a própria Wikipedia. Como é um site de conteúdo livre, qualquer um pode ir lá colocar conteúdos, ou modificar os que foram escritos. Existe uma versão em português onde escrevi sobre o Euro Disco no Brasil. Já perdi as contas de quantas vezes editei essa história, quer seja por conta de vandalismos ou mesmo modificações fora do contexto. Sem falar que, como está sob licença da Creative Commons, o correto é citar a fonte e o autor. Mas não é isso que acontece. Recentemente até vi um vídeo no Youtube que trazia uma tradução tacanha para inglês do meu texto, feita provavelmente naqueles tradutores automáticos.

É claro que fazer um site e colocá-lo com licença da Creative Commons não elimina a possibilidade de ser copiado, mas é muito mais fácil de administrar do que um site que não é meu.

Não quero desmerecer uma postagem em um blog que conte alguma história, mas o problema é que aquilo vira algo sem muita importância a medida que outras postagens entram em seu lugar. Ao passo que uma página estática de um site sempre mostrará o conteúdo principal em destaque. Sem falar que notei algo curioso no período que escrevia no blog. Não eram somente as pessoas da minha geração – digamos assim – que queriam mais informações, mas jovens que começaram a escutar esse estilo de música há pouco tempo, por influência de irmãos ou amigos mais velhos. Porém, encontrar reunidas em um único lugar, informações mais detalhadas de como toda essa onda Euro Disco começou não existia. Histórias que outros contavam viraram aquela brincadeira de telefone sem fio, onde iam sendo faladas e modificadas com o tempo até se transformarem quase totalmente. Compilar informações, verificar a veracidade e confirmar novamente. Foi o que eu fiz por aqui.

Por isso, Energybrazil volta a ser um site, com blog, link para outras redes sociais e até com uma pequena lojinha onde coloco de vez em quando alguns Discos de Vinil, CDs e DVDs. Aproveite isso tudo, faça comentários, compartilhe, curta e divulgue para os amigos.

Entre em Contato

Envie uma mensagem com suas dúvidas ou sugestões e responderei o mais breve possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0

Digite o que procura neste campo